APRESENTAÇÃO

A estrutura da Semana de Antropologia cresceu ao longo de suas três versões anteriores, quando permitiu um grande esforço de mobilização e o encontro de um número significativo de colaboradores, professores e discentes da graduação em Ciências Sociais e da pós-graduação, além de pesquisadores locais e de outros estados. Nesta versão, a comissão organizadora espera repetir a efervescência que marcou o evento em edições anteriores, reproduzindo, ainda que de forma remota, o dinâmico ambiente de troca e de parcerias acadêmicas. As novas circunstâncias exigem o desenvolvimento de uma logística diferenciada, utilizando-se de novas ferramentas tecnológicas capazes de permitir o desenvolvimento das atividades propostas remotamente.  

Trata-se, portanto, da continuidade do esforço que professores e estudantes do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal de Sergipe vêm desenvolvendo no sentido de realizar mais uma versão do evento local que em suas edições anteriores (2017, 2018 e 2019) conseguiu reunir pesquisadores de diversos estados brasileiros.  A IV Semana de Antropologia, prevista para acontecer entre os dias 03 e 06 de maio do corrente ano, tem como tema Distopia e Decolonialidade, o qual aponta de maneira objetiva os problemas decorrentes da crise sanitária que no momento afeta a humanidade como um todo e a população brasileira de modo particularmente penoso, bem como a urgência de adotarmos perspectivas que busquem superar os múltiplos processos de exclusões, colonizações e invisibilizações radicais a que são submetidos inúmeros atores sociais.   

Entre o final de 2019 e o início de 2020, o mundo recebeu com assombro imagens e ouviu relatos que chegaram dos ditos “países desenvolvidos” na Ásia, na Europa e na América do Norte, acerca da rápida transmissão de um vírus desconhecido, por vias aéreas, que poderia provocar uma síndrome respiratória grave e oferecer um relativo grau de letalidade.  Imagens de hospitais de campanhas sendo montados às pressas em todo o mundo para dar conta do crescente número de infectados e de mortos, imagens de corpos sendo enterrados em valas comuns, tudo isso tem exigido uma atenção especializada de cientistas do mundo inteiro. Entre os antropólogos, a situação tem provocado transformações significativas no seu campo de atuação e no aumento de sua responsabilidade civil. 

Assim sendo, e apesar das condições adversas que a situação atual apresenta e das peculiaridades que as atividades remotas emergenciais preconizam, os organizadores do evento preveem que a IV SEMANT se abrirá como importante espaço de debate e de trocas entre pesquisadores na busca de compreensão e interpretação do atual estado de coisas. 

Normas Gerais

Para participar das atividades da IV Semana de Antropologia da UFS, todas as pessoas interessadas (ouvintes e expositoras) deverão realizar a sua inscrição geral como participante gratuitamente via SIGAA, preenchendo o formulário eletrônico (DISPONÍVEL AQUI), conforme as normas e prazos indicados.

As inscrições são gratuitas. Contudo, a emissão dos certificados de participação estará condicionada ao preenchimento correto do formulário de inscrição, conforme as normas e prazos estabelecidos, e frequência de pelo menos 75%. no evento.

Para a inscrição no Sigaa – UFS, clique aqui.

Comissão Organizadora:

Presidência: Prof. Dr. Ulisses Neves Rafael (PPGA-UFS)

Membros:

Edicley Nahoto Santos Andrade (PPGA-UFS)

Evelyn  Marcele (DCS-UFS)

Hippolyte Brice Sogbossi (PPGA-UFS)

Josiane Alves Barreto Novais (PPGA-UFS)

Leonardo Leal Esteves (PPGA- UFS/DAM-UFPE)

Luciana Tourinho Prata (PPGA-UFS)

Matheus Felipe Bispo dos Santos (PPGA-UFS)

Comitê Científico:

Prof. Dr. Beto Vianna (UFS)

Profa. Dra. Christine Jacquet (UFS)

Prof. Dr. Frank Nilton Marcon (UFS)

Prof. Dr. Hippolyte Brice Sogbossi (UFS)

Prof. Dr. Leonardo Leal Esteves (UFS/UFPE)

Prof. Dr. Luiz Gustavo Pereira de Souza Correia (UFS)

Profa. Dra. Marcia Guimarães (UFS)

Prof. Dr. Marcos Santana de Souza (UFS)

Profa. Dra. Patrícia Rosalba Salvador Moura Costa (UFS)

Prof. Dr. Roberto Lima (UFS)

Prof. Dr. Ugo Maia Andrade (UFS)

Prof. Dr. Ulisses Neves Rafael (UFS)

Prof. Dr. Wilson José Ferreira de Oliveira (UFS)

Crie seu site com o WordPress.com
Comece agora
%d blogueiros gostam disto: